Cerca Concertina é eficiente?
18 Jan

Cerca Concertina é eficiente?

Luciano Tags Dicas

Concertinas são cercas de aço em forma de espiral. Elas são instaladas em cima de muros e portões.

Com o aumento da violência nas grandes cidades, a necessidade de instalar cercas de segurança em residências e empresas tornou-se cada vez mais crescente e comum. Atualmente, é difícil ver um local sem equipamentos de segurança.

 

Para 90,1% dos brasileiros, a violência aumenta no país. Segundo 56% dos entrevistados, o tipo que mais incomoda ainda é a dos bandidos. – Pesquisa feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

 

Entre os equipamentos mais procurados, estão as cercas cortantes de proteção chamadas Concertinas.

cerca de concertina – feita de chapas de aço – pode cortar e perfurar, em várias direções, qualquer pessoa que tenta invadir um local rodeado por ela.

Em vista disso, esse método de segurança ganhou a confiança do público, pois, realmente, fica difícil passar por cima de uma espiral pontiaguda e cortante.

Os bandidos, de alguma forma, conseguem driblar a cerca elétrica. Ao contrário da concertina, que é muito mais difícil de danificar.

 

Tipos de concertina 

Existem vários tipos devido à segmentação das concertinas quanto tamanho e distância entre as lâminas de aço, diâmetro do círculo feito dos arames e também número e formato de espiras. São eles:

Concertina Simples: Indicada para áreas com pouco risco, possui menos espiras, porém mantém a ação cortante das lâminas.

Concertina Dupla Clipada: Sua produção é diferenciada fazendo seus clips de aço reduzirem espaçamento das espiras, garantindo maior proteção perimetral.

Concertina Flat: Indicada para portões e alambrados; sua instalação conta com um suporte galvanizado e arames de aço de alta tensão de ruptura.

Concertina colorida: Qualquer um dos modelos acima, porém com todo o carinho e decoração de alguma cor que preferir, mantendo a mesma qualidade e segurança das tradicionais.

Concertina eletrificada: São sistemas de concertina unidos à eletricidade. Para isso é necessário uma autorização de responsabilidade da empresa contratada.

 

Como instalar Concertina

É algo muito perigoso de se fazer, principalmente quase não se há experiência com esse tipo de instalação, sendo assim opte por contratar empresas ou profissionais que entendam disso de verdade. Mas se deseja saber como é instalada, veja um passo-a-passo de acordo com um vídeo produzido perimetral segurança:

1.    Dentre os materiais e ferramentas necessários para a instalação estão: rolo da concertina, hastes, cabo ovalado de aço de alta resistência, parafusos 5/16’’, buchas, arames ou grampos para amarração, placa de advertência, furadeira, broca de 12 mm, chave 13’’, alicate, torquês, trena, escada, luvas, óculos de proteção e capacete.

2.    Fixar as hastes com os parafusos a 4m de distância uma da outra, no máximo.

3.    Para uma instalação uniforme, conte quantas lâminas deseja ter em cada intervalo e marque o rolo de aço cortante com uma caneta ou um pincel. DICA: Para o produto usado neste passo-a-passo, recomendam-se 12 lâminas para o lado externo e 11 lâminas para o lado interno.

4.    Passe o cabo ovalado pelo furo inferior da haste e, com a ajuda de um torquês, estique bem o arame para prendê-lo na haste da extremidade.

5.    Posicione e encaixe o rolo de concertina sobre o cabo inferior.

Repita a operação anterior, passando o cabo ovalado pelos furos superiores das hastes. Não se esqueça de atravessar o cabo por dentro do rolo de concertina.

6.    Prenda o cabo ovalado, esticando-o bem, agora na parte superior da haste. Corte a sobra do cabo.

7.    Faça o grampeamento da primeira espira no cabo ovalado. Procure deixar os grampos (ou clipes) todos voltados para o mesmo lado.

8.    Meça 25 cm de distância para grampear as próximas espiras no cabo superior. Para isso, utilize uma trena ou uma peça com a medida exata. ATENÇÃO: Para a fixação da parte inferior das espiras, meça 12,5 cm a partir da haste e prossiga o grampeamento a cada 25 cm.

9.    Para atravessar o rolo de concertina por uma haste intermediária, abra o “lacre” que prende o cabo ovalado superior e suspenda-o para passar a concertina. Em seguida, recoloque o cabo no furo e feche o lacre.

10. Por fim, faça a instalação da placa de advertência no cabo superior. O trabalho está completo.

Dicas de instalação

·         Não deixe nenhum desses materiais ao alcance de crianças.

·         Por motivos de segurança a concertina deve ser instalada em muros com, no mínimo, 2,10 m de altura.

·         Se for preciso emendar os rolos, utilize dois clipes – entre a penúltima e a última lâmina dos rolos a serem unidos.


Sabia os preços e compre aqui!



Últimos posts

script_footer